Caminhada encerra Campanha do Outubro Rosa 2017 em Valadares

Com o objetivo reforçar e mobilizar a população quanto à prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero, o Grupo Rosa formado por diversas instituições públicas e da sociedade civil, entre elas a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), promoveu no  sábado (28-10) no centro de Governador Valadares,  o encerramento da campanha Outubro Rosa.

O momento foi marcado com uma grande caminhada pelo centro do Município. O evento teve início com a concentração de um público estimado de 1.500 pessoas na Praça dos Pioneiros, ponto central da cidade. Na praça foram oferecidos diversos serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia, auricoloterapia, corte de cabelo, ginástica de alongamento, brinquedoteca. Também foram distribuídos cartilhas e folhetos informativos sobre prevenção contra o câncer de mama, exame de mamografia e informações sobre como identificar nódulo na mama.

Crédito: Frederico Bussinger

A programação foi aberta com a apresentação da Banda da 8ªRegião de Polícia Militar (8ª RPM) e em seguida, animada  pelo Bloco de Carnaval do Carapina. Uma multidão saiu em caminhada  pelo centro de Valadares, chamando a atenção para a necessidade de prevenção contra as doenças, retornando depois a praça, onde as ações tiveram continuidade.

A superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Janine Vicente, destacou a importância da Campanha. “Toda essa mobilização é para conscientizar as mulheres da importância de sua saúde, principalmente quanto ao diagnóstico precoce. Não podemos mais aceitar que mulheres morram por uma doença que pode ser prevenida”, afirmou.

A professora aposentada Iracy Conrado de 78 anos, uma das mais animadas na caminhada, ressaltou a importância e o cuidado que as mulheres têm de ter com sua saúde. “Tenho um nódulo benigno no seio e sempre faço o exame de mamografia, porque durante toda a minha vida sempre fui cuidadosa com minha saúde. Por isso eu procuro sempre alertar minhas filhas e amigas a cuidar com seriedade do próprio corpo”, afirmou.

Na parte final, o evento teve a apresentação da cantora Belu Sena e sorteio de brindes com a participação do Palhaço Keké.

Crédito: Frederico Bussinger

O Câncer de Mama em Minas e na microrregião de Valadares

Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença em Minas Gerais, uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras.

A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Enquanto isso, o câncer de colo do útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheresmineiras e as estimativas apontam 1.030 novos casos esperados no estado, com uma taxa bruta de 9,63 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em Minas, estimada pelo INCA em 2015, é de 3,53 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA) revelam que em 2016 foram realizadas mais de 347.330 mil mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos nas unidades de saúde do SUS em Minas Gerais. De janeiro a julho deste ano, são 187.893 mamografias já realizadas. Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, o SUS em Minas realizou 860.101 exames preventivos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em 2016, e 498.712 exames de janeiro a julho de 2017.

Em Valadares esse cuidado com a saúde feminina é realizado durante todo o ano, pelo Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE),através de palestras educativas, orientações sobre como fazer o autoexame e a realização, gratuita, de exames de mamografias para mulheres de 50 e 69 anos.

 Segundo a coordenadora do CEAE de Valadares, Thalita Coelho Monteiro, “de  janeiro até outubro deste ano, foram realizadas mais de cinco mil mamografias, atendendo Valadares e mais 24 municípios da região leste, sendo que no mesmo período, cerca de 50 novos casos de câncer de mama foram registrados”, informou.

Os atendimentos estão sendo acompanhadas pelo Programa MAMA, desenvolvido pelo CEAE, que atende a pessoas com câncer que já passaram pelo tratamento ou apresentam apenas nódulos.

Grupo Rosa

O GRUPO ROSA foi idealizado e implantado pela SRS-GV em Valadares há seis (6) anos. É composto pela própria Superintendência, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Casa Acolhe Vida, FIEMG – Regional Rio Doce/Sicoob Crediriodoce,Sindcomércio, Núcleo de Especialistas em Oncologista (NEO)/ Hospital Bom Samaritano, Prefeitura de Governador Valadares/Secretaria Municipal de Saúde, SESC,   Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT) GV , Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Casa Acolhe Vida e entidades  no apoio como , Ardoce, Polícia Militar, Grupo Coelho Diniz, Laboratório Examinare, Laboratório Alvarenga, White Martins, Verde Brasil, Oncorad Serviços de Oncologia.

Extraído de: Secretaria de Saúde de Minas Gerais