Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro ganha novos leitos para atendimento da população

O Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, na região do Barreiro, ganhou na manhã de hoje, 30/08, 99 leitos, 79 de internação e 20 de CTI, além de mais 4 salas de cirurgias que irão contribuir para a agilidade no atendimento da população que utiliza o Sistema Único de Saúde.

Passando a funcionar com 189 leitos, sendo 30 de CTI e 6 salas de cirurgias o hospital agora conta com reforços no atendimento de urgência e emergência da capital para traumas de média complexidade e para acidente vascular cerebral (AVC).

O financiamento do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro é tripartite e depende de recursos das três esferas de governo, sendo 50% do governo Federal, 25% do governo municipal e mais 25% do governo estadual. Durante o evento participaram diversas autoridades como o Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, o Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil e o Secretario Municipal de Saúde, Jakson Machado Pinto.

Créditos: Marcus Ferreira

O Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil agradeceu a participação do Estado e destacou que os novos leitos são um reforço no atendimento de urgência e emergência. “O Hospital também passa a ser um local de referência para receber pacientes encaminhados através da Central de Internação, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de outros hospitais”, disse.

Além da região do Barreiro, que também é vizinha de outros municípios da região metropolitana como Contagem, Betim e Ibirité, o Hospital também presta atendimento a pessoas de outros municípios que são encaminhadas como é o caso da moradora da cidade de Santana do Paraíso, Ana Maria Souza de Jesus, que estava no hospital para realizar uma avaliação cirúrgica. “É a segunda vez que venho ao hospital e em todas as vezes sempre fui muito bem atendida”, falou.

O Secretário Adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, destacou a importância que o hospital representa não somente para a região metropolitana como para todo o estado. “Com a entrega dos 99 leitos o hospital aumenta a sua capacidade de atendimento tanto para questões assistenciais quanto para casos de alta complexidade. Não somente a região metropolitana é beneficiada mas também todo o estado”, afirmou.

Créditos: Marcus Ferreira

A técnica de enfermagem da UPA Barreiro, no bairro Diamante, Valéria Fernandes de Oliveira, que estava no hospital para acompanhar um paciente em uma avaliação neurológica, destacou a importância dos novos serviços de saúde. “Agora, ainda mais, o hospital irá contribuir para ajudar e agilizar inclusive os atendimentos e exames que necessitamos realizar nos pacientes que chegam na UPA”, disse.

A Diretora Executiva do Hospital Maria do Carmo, destacou a qualidade e agilidade dos serviços prestados. “O hospital também oferece a possibilidade de redução nas filas de atendimento. A capacidade de realização de cirurgias gerais, de ortopedia e urologia também será ampliada”, disse.

O Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro é um hospital geral de retaguarda para urgência e emergência em especialidades clínicas, cirúrgicas e AVC. Em sua capacidade total será referência para atendimento de alta complexidade na Rede SUS-BH e do estado nas especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Extraído de: Secretaria de Saúde de Minas Gerais