Regional de Saúde de Uberaba capacita profissionais sobre saúde do homem

Mais de trinta profissionais da Atenção Primária à Saúde da região Triângulo Sul foram capacitados nesta segunda-feira (31/07) sobre a Política Nacional de Atenção Integral  à Saúde do Homem/PNASH. Coordenadores e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conheceram as Guias do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e de Saúde do Homem para ACS, assim como as estratégias propostas para alcançar e envolver este público no processo de cuidado da família.

Crédito: Sara Braga

De acordo com o coordenador de Atenção Primária à Saúde da Regional de Uberaba, Reginaldo Sakamoto, “a discussão sobre saúde do homem vem acontecendo especialmente a partir da década de 70, mas somente em 2009 foi efetivada, através da Portaria nº 1.944. Nosso desafio agora é fazer com que ela saia do papel, e passe a ser realidade no cotidiano dos profissionais e famílias nos municípios como um todo”.

A Política de Saúde do Homem é composta pelos eixos: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Prevenção de Violências e Acidentes, Agravos e Condições Crônicas na População Masculina e objetiva ampliar o acesso às ações e serviços de assistência da rede SUS, mediante a atuação nos aspectos socioculturais, reduzindo a morbimortalidade e melhorando as condições de saúde.

A coordenadora do programa de Saúde da Família do município de Pirajuba, Mariana Borges Alves, afirma que, a partir de agora, “é importante ir de encontro ao público alvo através de estratégias como rodas de conversa em locais de grande circulação de homens, além de treinar o olhar do ACS para esta realidade. A ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde também vai contribuir bastante pra isso, e um maior envolvimento dos pais durante todo o processo de Pré-Natal das gestantes”.

Extraído de: Secretaria de Saúde de Minas Gerais